A nova ferramenta de inteligência artificial chamada ASSIS foi lançada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) com o objetivo de auxiliar os magistrados na elaboração de minutas de relatórios, decisões e sentenças em processos judiciais eletrônicos. Desenvolvida pela Assessoria de Inteligência Artificial (ASSIA) em parceria com a Secretaria-Geral de Tecnologia da Informação, a ferramenta foi apresentada durante um workshop na Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ).
A primeira fase de implementação do ASSIS será realizada em 54 juizados especiais cíveis e fazendários, onde a ferramenta será utilizada exclusivamente por magistrados. Com base nos resultados obtidos nesse projeto piloto, outras funcionalidades poderão ser incorporadas ao sistema. A ferramenta foi projetada para aumentar a produtividade dos juízes, mantendo um compromisso com a ética, segurança e transparência.
O desenvolvimento do ASSIS contou com a colaboração direta de juízes do TJRJ, que ajudaram a treinar os modelos de linguagem e algoritmos utilizados na solução. O sistema é customizado para cada magistrado, utilizando um banco de dados pessoal de modelos de sentenças e decisões, o que garante que as minutas geradas estejam alinhadas com o estilo e as expectativas de cada juiz.
Além disso, o TJRJ já está em conversas com outros tribunais e instituições de justiça para expandir o uso da ferramenta por meio de acordos de cooperação técnica(diariodorio)(convergenciadigital.com)(tjrj.jus).